Prova da UFMT - Recursos

Prova da UFMT - Recursos

O Prof. André Fantoni formulou um recurso para os alunos Aprovando que tiverem interesse na questão abaixo.

 

QUESTÃO DE NÚMERO 43:

Para realização da obra de reforma da pista, a Universidade Federal da Nação Brasileira efetivará que tipo de despesa de capital?

a) Transferência de capital
b) Investimento
c) Custeio
d) Inversão Financeira

A estrutura da natureza da despesa é flexível, quanto aos relacionamentos entre elementos e grupos de despesa, podendo ser combinados e estruturados em razão do objeto do gasto a ser registrado.

Conforme definições constantes no MCASP (http://www3.tesouro.gov.br/legislacao/download/contabilidade/ParteVI_PR.pdf) , são classificadas como despesas correntes aquelas que não contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital e classificam-se como despesas de capital aquelas que contribuem, diretamente, para a formação ou aquisição de um bem de capital.

 Por exemplo, a aquisição de materiais de construção pela UFMT, se for utilizada para a manutenção do seu prédio (bem de capital já existente), será considerada como despesa corrente, pois o gasto não estará formando e nem participando na aquisição de um bem de capital, e sim mantendo um bem de capital já existente. Entretanto, caso este gasto seja utilizado como parte do material empregado na construção de uma nova escola (futuro bem de capital), ele será considerado como despesa de capital. Para tanto, deverá estar inserido no orçamento da obra, desde o seu planejamento até a execução.

Portanto, por exemplo, se o ente decide executar uma obra pública (prédio) diretamente, o cimento adquirido (e outros materiais) terá a classificação 4.4.90.30 - Material de Consumo, quando a despesa ocasionar ampliação ou constituição do imóvel ou 3390-30, quando não consistir em ampliação do imóvel.

Como o gasto em questão destina-se a obra de manutenção, não agrega valor ao PIB, sendo esta uma despesa CORRENTE, o que vai de encontro ao enunciado da questão, devendo esta, ser anulada.

 

Prof. André Fantoni

Últimas notícias

Secretário Garante concurso da SME para Abril! 

Secretário Garante concurso da SME para Abril! 

Segundo o Secretário Municipal de Educação Alex Vieira Passos, afirmou no MTTV da TV Centro América, que o concurso público para provimento de vagas 2.500 para a SME, o concurso tem a previsão de ser realizado em abril.

Concursos 2019: Jair Bolsonaro sanciona Orçamento com 48.224 vagas

Concursos 2019: Jair Bolsonaro sanciona Orçamento com 48.224 vagas

O presidente Jair Bolsonaro sancionou nesta quarta-feira, dia 16, o Orçamento Federal de 2019. Não houve vetos em relação às vagas previstas. Está confirmada no texto a previsão de 48.224 provimentos, sendo 4.851 para criação e 43.373 para provimento.

Concurso INSS 2019: Nova movimentação no Planejamento para 7.888 vagas! Até R$ 10.616,14!

Concurso INSS 2019: Nova movimentação no Planejamento para 7.888 vagas! Até R$ 10.616,14!

Excelente notícia! O pedido de abertura do edital de concurso público do Instituto Nacional do Seguro Social (Edital Concurso INSS 2019) continua em análise, conforme informou o Ministério de Desenvolvimento Social (MDS).

Ver mais notícias